Jornal do meio Dia

Das 12:00:00 às 13:00:00
Com: Eva Franco e o Comentarista Mané Roberto

ITATIBA E MORUNGABA VOLTAM PARA A FASE VERMELHA DO PLANO SÃO PAULO DE FLEXIBILIZAÇÃO

03/07/2020 as 22:33

A Região Metropolitana de Campinas foi reclassificada, nesta sexta-feira (03), para a fase vermelha (mais severa) do Plano São Paulo, que regulamenta o funcionamento das atividades econômicas durante a pandemia do novo coronavírus. Com isso, nas 42 cidades que compõem a regional, poderão funcionar apenas os serviços essenciais a partir da próxima segunda-feira (06). Os municípios de Itatiba e de Morungaba por fazerem parte da região de Campinas também passam para a fase vermelha.

Infelizmente, Itatiba regrediu no Plano de Flexibilização, mesmo tendo a situação sob controle, conforme disse o prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira e pelos secretários de Saúde Fabio Nani e secretário-adjunto de Saúde Carlos Lemes. O anúncio foi feito após a reunião semanal do comitê municipal de enfrentamento ao coronavírus.

Demais municípios

Os municípios que compõe a regional de Campinas e, portanto, estão sujeitos às novas restrições são: Águas de Lindóia, Americana, Amparo, Artur Nogueira, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Cabreúva, Campinas, Campo Limpo Paulista, Cosmópolis, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jaguariúna, Jarinu, Joanópolis, Jundiaí, Lindóia, Louveira, Monte Alegre do Sul, Monte Mor, Morungaba, Nazaré Paulista, Nova Odessa, Paulínia, Pedra Bela, Pedreira, Pinhalzinho, Piracaia, Santa Bárbara d'Oeste, Santo Antônio de Posse, Serra Negra, Socorro, Sumaré, Tuiuti, Valinhos, Vargem, Várzea Paulista e Vinhedo. Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Itapira, Mogi Guaçu, Mogi Mirim e Santo Antônio do Jardim, por pertencerem à regional de São João da Boa Vista, permanecem na fase laranja, com permissão para abertura do comércio com algumas restrições.

Leitos

Um dos critérios usados para classificar as regiões nas fases do Plano São Paulo é a taxa de ocupação dos leitos destinados para o atendimento aos pacientes do novo coronavírus. A área do Departamento Regional de Saúde de Campinas chegou a 80% de ocupação na quinta-feira.


Foto: Reprodução/Governo de São Paulo