Bom Dia CRN

Das 06:10:00 às 06:50:00
Com: Marcio Roberto Egidio

Tem início as obras da Cidade das Crianças

19/04/2024 as 07:14
Estão oficialmente iniciadas as obras da Cidade das Crianças, projeto da Prefeitura de Itatiba em parceria com a empresa desenvolvedora de negócios imobiliários e empreendimentos Fibra Experts.
Anunciado em dezembro de 2023 pelo prefeito Thomás Capeletto de Oliveira, o projeto cria a partir de agora o espaço dedicado exclusivamente ao público infantil e convívio familiar, numa área total de quase 10 mil metros quadrados, que já está delimitada.
A visita de um grupo de executivos da empresa, liderada pela presidente do Conselho de Administração Monica Vidiz, na manhã de ontem (18/04) ao Parque Luís Latorre marca o início dos trabalhos, que estão na fase de medição. Orçada em aproximadamente R$ 1,2 milhão, a Cidade das Crianças será feita pela Fibra em contrapartida pela construção do empreendimento Villaggio Bellano.
“Hoje começamos a realizar mais um sonho. É mais uma obra sonhada que está saindo do papel. Porque a realidade mudou, e percebemos isso com a pandemia: as crianças cada vez mais têm estado concentradas no virtual. É preciso oferecer a elas opções para que saiam da frente das telas. Aqui está a nossa!” apresentou o prefeito Thomás, se referindo ao documento de formalização da parceria, apresentado no evento.
“Temos nosso papel social de prezar pela população. Isso não apenas no empreendimento (Bellano), mas para além disso, além da área dele, como é o caso aqui da Cidade das Crianças.
Crianças, principalmente as pequenas, precisam de espaço para se movimentar, se desenvolver, se relacionar com o outro e se divertir. Brincar é essencial e esses espaços públicos são muito importantes para a formação dos futuros cidadãos e de laços comunitários”, pontua Mônica.
“Desenvolver crianças desde pequenas traz a elas mais potencial na vida adulta. Esperamos em breve poder inaugurar tudo isso aqui com muitas crianças”, planeja o diretor de urbanismo da Fibra, Stefan Riess.
Como será
A Cidade das Crianças está sendo instalada no gramado ao lado do palco de concreto do Parque Luís Latorre. O projeto prevê a construção de três praças temáticas: a Praça da Água – ou ‘Praça Molhada’, bem na entrada, que terá fonte interativa de jatos de água; a Praça dos Sentidos, inspirada nos parques naturalizados, que estimulam brincadeiras aproveitando as características dos terrenos e utilizando elementos naturais, como troncos, árvores e plantas e ainda a Praça das Cores, com brinquedos para diferentes idades – alguns deles interativos e também com opções inclusivas. As famílias terão áreas de convívio com bancos, espreguiçadeiras, sombreadores e bebedouros.
A nova benfeitoria deve valorizar ainda mais este que é o parque com maior número de frequentadores em Itatiba. “É fundamental investir nessa área do parque, que é um point da cidade. Nem precisa ter evento para o parque ser a grande área de lazer do itatibense e para turistas. Esse projeto é um sonho que tínhamos e só engrandece ainda mais nosso parque”, afirma o secretário de Cultura e Turismo, Luís Soares de Camargo.
Planejamento conjunto
Várias são as secretarias municipais envolvidas nesse projeto: Cultura e Turismo, Meio Ambiente e Agricultura, Esportes, Governo e ainda Desenvolvimento Econômico e Habitação, liderada por Eduardo Aoun.
“Destinar parte das contrapartidas às crianças é uma meta de todos nós. 100% dos recursos da contrapartida deste investimento (Bellano) será para esse projeto, que é um pedido que atende a um desejo antigo nosso, que o prefeito Thomás e primeira-dama Barbara tentavam viabilizar há tempos, e agora pode ser realizado. Essa é a primeira fase do projeto, que tem possibilidades de crescimento em momentos futuros”, pontua.

Créditos da foto: Renato Jr/PMI