Ele Vive

Das 17:05:00 às 19:00:00
Com: Francisco Bortoleto

Moradia: mais de 160 famílias recebem títulos de propriedade de imóveis no Clube de Campo Fazenda

30/08/2023 as 13:09
A segunda etapa de regularização fundiária no Clube de Campo Fazenda (CCF) deste ano contemplou no último sábado (26/08) mais 161 famílias. Promovida pela Prefeitura de Itatiba, a ação teve a entrega das matrículas de imóveis em cerimônia realizada no salão-sede do Clube, localizado no bairro Moenda.
As famílias, que tinham um patrimônio sem registro, se tornaram – de fato e direito – proprietárias de seus imóveis com as matrículas oficializadas no cartório de registro de imóveis. Participaram da grande ação no sábado além delas, representantes do cartório, secretários e servidores municipais, e vereadores.
“Além da regularização fundiária, também estamos investindo em melhorias no entorno, como é o caso da iluminação pública – as lâmpadas de LED - de que eu tinha falado na primeira reunião em março - já são uma realidade por aqui”, disse o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira aos presentes.
Novas etapas
Inaugurado em outubro de 1962 , o Clube de Campo Fazenda tem cerca de 800 lotes, com aproximadamente 400 famílias moradoras permanentemente, segundo estimativa da presidência do local. Em março último já foi feita a entrega dos 100 primeiros títulos de propriedade, aos que agora se somam os 161. A próxima entrega pode acontecer ainda neste 2023.
Carlos Alberto de Andrade, presidente do Clube de Campo Fazenda, enfatiza: “Essa é mais uma etapa vencida e motivo de muita alegria. Logo, logo, teremos mais uma entrega! O importante é que está dando certo, com o apoio dos moradores e do poder público”, ressalta. Ele salientou ainda que, no acordo firmado com Prefeitura e Ministério Público, o Clube de Campo se comprometeu a fazer obras de recuperação ambiental para conseguir a regularização, o que tem sido feito, segundo conta Andrade.
Os títulos de propriedade são a finalização do processo de regularização, com a matrícula no Cartório de Registro de Imóveis, que teve pedido formalizado, por iniciativa da Prefeitura, em dezembro de 2021. As entregas são realizadas em partes, à medida que todas as etapas de regularização vão ocorrendo.
Investimento na regularização fundiária
Além de iniciativas locais, como esta junto ao Clube de Campo Fazenda, Itatiba também tem convênio com o Estado, via programa Cidade Legal, que já permitiu, nos últimos dois anos, a regularização de imóveis de famílias nos bairros Loteamento Prezotto (46 títulos entregues em outubro/2022) e Vila Jarussi (36 entregues em fevereiro/2023). Estão em processo também terrenos do Loteamento Chavini e Castro.


Crédito da imagem: Mari Carla Giro/ PMI