A jovem atleta itatibense Aimê Giaretta Katsumi, de apenas 9 anos, conquistou a medalha de prata nos 600 metros durante a LXVIII Competição Infanto Juvenil de Atletismo, realizada no último dia 3 de maio, em São Bernardo do Campo (SP). Com o tempo de 2min08s, a corredora alcançou seu novo recorde pessoal e garantiu vaga para o Confra Internacional, competição marcada para fevereiro de 2027, em Lima, no Peru.
O resultado ganhou ainda mais relevância porque Aimê precisou competir em uma categoria acima da sua idade, enfrentando atletas até dois anos mais velhas. A mudança foi necessária para atender à idade mínima exigida na busca por uma vaga na seleção brasileira intercolonial. Mesmo diante do desafio, a atleta itatibense fez uma prova estratégica e terminou apenas um segundo atrás da campeã.
A disputa foi equilibrada do início ao fim. Antes da largada, Aimê e seu pai, o também atleta itatibense Seiti Katsumi, definiram uma estratégia clara para a prova: deixar a principal adversária conduzir os primeiros 300 metros e acelerar na segunda metade da corrida. O plano quase terminou com a vitória da jovem atleta.
“Eu e meu pai traçamos uma estratégia de prova perfeita, que era deixar ela puxar os primeiros 300 metros e eu atacar para tentar passar, mas a atleta resistiu e fomos até o final brigando pela primeira posição. Fiz o meu melhor, mas nesse dia ela foi mais forte e temos que aceitar que isso faz parte do esporte”, comentou Aimê.
A maturidade demonstrada pela atleta chamou atenção. Mesmo tão nova, Aimê mostrou compreensão sobre os valores do esporte, como respeito às adversárias, aprendizado e evolução constante.
Tradição familiar nas pistas
Aimê integra o Projeto IVCL da Orcampi, iniciativa apadrinhada pelo medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima, um dos maiores nomes da história do atletismo nacional. Para participar dos treinamentos, a atleta viaja semanalmente de Itatiba até Campinas, sempre acompanhada do pai, em busca de uma estrutura adequada para seu desenvolvimento esportivo.
A trajetória da jovem também carrega um significado especial para a família. Filha de Seiti Katsumi, ex-campeão brasileiro e pan-americano intercolonial, Aimê revive uma história que começou décadas atrás nas pistas de Itatiba.
Curiosamente, a primeira convocação internacional de Seiti também teve como destino o Peru, em 1995. Agora, mais de 30 anos depois, Aimê inicia sua própria caminhada internacional justamente no mesmo país, criando uma coincidência simbólica que fortalece ainda mais a ligação da família com o atletismo.
Foi em Itatiba que Seiti começou sua trajetória esportiva, incluindo vitórias em provas tradicionais do município, como o JI, onde conquistou a categoria Juvenil em 1992. Agora, é Aimê quem começa a escrever sua própria história nas pistas.
Rede de apoio
A família fez questão de agradecer às pessoas e instituições que têm contribuído para o desenvolvimento da atleta. Entre os nomes citados estão os professores Elica e Alex Lopes, da Orcampi; a professora Jéssica, de Educação Física da Escola Educativa; e a professora Izilda, responsável pelo trabalho de ginástica, modalidade que auxilia na coordenação motora, força e desenvolvimento corporal da atleta.
Também foram destacados o apoio do Bahia Esportes, que ajuda na participação de Aimê em competições, e do vereador Juninho Parodi, pela iniciativa de apresentar uma moção na Câmara Municipal reconhecendo a dedicação e os resultados da jovem corredora.
A família ainda ressaltou a importância da Prefeitura de Campinas, parceira da Orcampi em projetos de formação esportiva.
Reflexão sobre o esporte de base
A conquista de Aimê também reacende o debate sobre o fortalecimento do esporte de base em Itatiba. Atualmente, a atleta precisa viajar semanalmente até Campinas para ter acesso a um projeto estruturado de atletismo.
A expectativa da família é que o município volte a investir em iniciativas voltadas à formação de jovens atletas, como já ocorreu em outras épocas.
O talento, segundo eles, segue existindo. E o exemplo de Aimê reforça isso. Aos 9 anos, a atleta já demonstra disciplina, coragem e potencial para representar Itatiba e o Brasil em competições internacionais.
Com a medalha de prata, o novo recorde pessoal e a vaga garantida para Lima, no Peru, Aimê Giaretta Katsumi dá um importante passo em sua jovem carreira. Mais do que um resultado esportivo, a conquista representa o início de uma trajetória construída com dedicação, apoio familiar e paixão pelo atletismo.