Campeonato Brasileiro de Ornitologia – Expoaves 2026 acontece em julho em Itatiba

Créditos de Imagem: Arquivo JI
Publicado em: 04/02/2026 às 07:24:32
A 73ª edição do Campeonato Brasileiro de Ornitologia – Expoaves 2026, maior torneio de aves da América Latina, já tem data definida e será realizada entre 9 e 19 de julho, no Centro de Eventos Luiz Fernando Fachini Beraldi, em Itatiba. A comunicação foi divulgada pela Federação Ornitológica do Brasil (FOB), responsável pela organização do evento.
A expectativa é de participação de mais de 70 mil aves, somando exemplares em exposição e na área comercial, reunindo criadores de todo o país. Entre as espécies presentes estão incluídas calopsitas, aves exóticas, agapornis, psitacídeos, periquitos e canários de porte, cor e canto, consolidando a Expoaves como principal vitrine da ornitologia nacional.
A programação tem início no dia 9 de julho, com a chegada das aves, recepção dos criadores e preparação dos animais, obedecendo protocolos sanitários especificados. Nos dias 11 e 12, ocorrem as rodadas do Brasileiro de Canto Livre e de Fibra. Já entre 13 e 16 de julho, serão realizados os julgamentos de todos os demais segmentos da competição. A exposição das aves premiadas, aberta ao público, acontece nos dias 17 e 18, das 8h às 17h.
Durante todo o período do evento, a área comercial funciona diariamente, das 8h às 17h, com oferta de produtos ornitológicos e aves legalizadas. Os julgamentos ocorrerão em áreas restritas, mas serão transmitidos ao vivo pelo canal oficial da FOB no YouTube, permitindo que criadores e entusiastas acompanhem as avaliações em tempo real.
Pelo segundo ano consecutivo, a participação na Expoaves será condicionada à certificação do Selo Verde, exigida pela FOB como garantia de boas práticas de manejo e biossegurança nos criados. A certificação está aprovada às normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), especialmente à Portaria nº 642, de 21 de dezembro de 2023, que estabelece critérios mínimos de biossegurança para exposições e torneios com aves, tanto nos locais de criação quanto nos espaços de realização dos eventos.
Além do caráter competitivo, a Expoaves também reforça seu perfil de evento familiar. Segundo o presidente da FOB, Mário Henrique Simões, o encontro vai além da comunidade de criadores. "É emocionante ver famílias visitando a Expoaves todos os anos, com crianças descobrindo o potencial de várias espécies de aves que podem se tornar o animal de estimação da casa. Por isso, convidamos também quem cria por lazer ou apenas aprecia a exposição", destaca.
Com impacto cultural, econômico e turístico, a Expoaves 2026 volta a colocar Itatiba no centro do calendário nacional da ornitologia, reunindo competição, exposição, comércio especializado e ações voltadas à educação ambiental e ao convívio familiar.
Com informações do Jornal de Itatiba




