A paixão pela matemática financeira levou Nayara Cristina Oliveira de Souza, de 18 anos, aluna da Etec Rosa Perrone Scavone de Itatiba, ao lugar mais alto do pódio na Olimpíada Brasileira de Matemática Financeira (OBMF).
Após conquistar o bronze em 2023, a estudante garantiu a medalha de ouro na oitava edição da competição. Ao todo, alunos de 19 Etecs, vinculadas ao Centro Paula Souza (CPS), somaram 114 medalhas: 12 de ouro, 39 de prata e 63 de bronze, além de 218 menções honrosas.
Cursando a 3ª série do Ensino Médio integrado ao Técnico em Automação Industrial, Nayara é veterana em olimpíadas do conhecimento e já conquistou medalhas em Física e Ciências.
Para ela, a OBMF representa a recompensa por anos de estudo e dedicação. Sua preparação contou com simulados, exercícios práticos e o incentivo da professora de matemática Aline Nagatomo, que destacou a importância da competição para o raciocínio lógico, a autoconfiança e o desenvolvimento de competências socioemocionais. A Etec Rosa Perrone Scavone foi a unidade com melhor desempenho, somando 8 ouros, 16 pratas e 31 bronzes.
Outros destaques foram João Augusto Marini, da Etec Vasco Antônio Venchiarutti (Jundiaí), que associou o aprendizado da matemática à lógica de programação, e Nicole Garavelli Sanches, da Etec Comendador João Rays (Barra Bonita), que celebrou a conquista como base para o vestibular e para seus projetos futuros.
No total, 645 alunos participaram da olimpíada. Além do ouro de Nayara, a competição reforçou o papel das Etecs na valorização do conhecimento técnico e no incentivo ao protagonismo estudantil.