Itatiba abre Semana do Bebê 2025 com roda de conversa

Créditos de Imagem: Divulgação PMI
A Semana do Bebê 2025 e o Agosto Dourado da Prefeitura de Itatiba seguem com programação até sexta-feira (08/08), envolvendo unidades de saúde, ação social e escolas. A abertura oficial ocorreu na segunda-feira (04), na Escola de Governo e Gestão Pública, reunindo equipes das secretarias de Saúde, Educação e Ação Social.
Durante a cerimônia, o prefeito em exercício, Mauro Delforno, destacou: “Leite materno é mais que alimento. É remédio e vínculo”. A secretária de Saúde, Cláudia Swenson, complementou: “Amamentar é oferecer um alimento natural, sustentável e de menor impacto ambiental. Além de fortalecer os laços entre mãe e bebê, reduz doenças crônicas e ajuda a prevenir condições genéticas e oncológicas”.
A secretária-adjunta de Educação, Rosangela Lima, ressaltou o papel das creches: “São fundamentais no desenvolvimento infantil, promovendo estímulos cognitivos, motores, sociais e afetivos desde os primeiros anos”.
A semana também conta com rodas de conversa, como a realizada na abertura, com a participação da fonoaudióloga Cátia Henrique Pereira, consultora em aleitamento; a educadora ambiental Jezabel Azevedo, que tratou do impacto ambiental do leite artificial; a diretora da Aicita, Adriana Gotardo Bugi, abordando os desafios da volta ao trabalho precoce; e Ednaldo Silva de Melo, do Rotary Club, sobre saúde e solidariedade. A mediação foi de Maria Cristina Alves de Siqueira, do programa Primeiríssima Infância.
Nas unidades municipais, as ações incluem rodas de conversa com gestantes, exposições fotográficas sobre amamentação, entrega de materiais informativos e pesquisa sobre Aleitamento Materno Exclusivo (AME).
O Caismi e as unidades de saúde nos bairros promovem atividades voltadas às gestantes. Já os Cemeis incentivam o brincar como forma de desenvolvimento infantil.
Entre as novidades, está o Receituário do Brincar – uma “prescrição” de atividades lúdicas que promovem saúde e desenvolvimento, distribuída no CAC e nas unidades de saúde.
A organização é do Comitê Municipal da Primeiríssima Infância, com apoio de diversas secretarias e da Fundação ABC.