A EMEB Rosa Maria Ferrari Belgini é uma das grandes vencedoras da edição 2025 do Festival "Abacaxi de Ouro", promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas.
A cerimônia de premiação aconteceu no último dia 22/09 em Poços de Caldas (MG), reunindo estudantes, professores e representantes de escolas públicas de todo o país. Os professores Amanda Guimarães e Augustto Guimarães, que são irmãos e trabalham na mesma escola, representaram a unidade e trouxeram o troféu para as crianças, celebrando a conquista coletiva.
“Nosso curta-metragem, ‘Momotaro’, criado com muito carinho e dedicação pelas crianças da nossa escola, foi premiado na categoria de Melhor Caracterização. Foi um momento de enorme emoção ver o trabalho dos nossos alunos reconhecido em um festival tão importante, que acredita na potência criativa das escolas e no papel da arte como ferramenta de transformação”, afirmou o professor Augustto.
Ele afirmou ainda que a caracterização — incluindo figurinos, maquiagem e ambientação — foi inteiramente pensada e desenvolvida com a participação ativa das crianças, que mergulharam no universo da cultura japonesa para contar, com sua linguagem única, a lenda do menino-pêssego. “Cada detalhe foi fruto de um processo coletivo, de escuta, imaginação e construção conjunta”, disse.
A secretária de Educação, Sueli de Moraes Tuon, parabenizou os alunos e professores pela conquista e ressaltou a relevância do prêmio. Ela destacou que “as curtas-metragens causam grande incentivo aos alunos, mostrando que criatividade e imaginação devem estar presentes nas aprendizagens. Mostram, ainda, que o conhecimento vai muito além da sala de aula”, pontuou.
O prêmio
O “Abacaxi de Ouro” foi criado em 2014, inspirado nos grandes eventos da indústria audiovisual como o Oscar, o Emmy e o Globo de Ouro. Ele tem como proposta reconhecer e valorizar a produção cinematográfica escolar em um ambiente de festa e expressão artística.
A cerimônia contou com apresentações de música, teatro e dança, intercaladas com a entrega dos prêmios, incluindo categorias como Melhor Filme, Melhor Documentário, Melhor Direção, Ator e Atriz, entre outras. O prêmio é reconhecido como uma importante plataforma de incentivo à liberdade de expressão, à interdisciplinaridade e à construção do conhecimento nas escolas públicas brasileiras.
Com esta conquista, a EMEB Rosa Belgini reforça seu compromisso com a inovação na educação, dando visibilidade às produções artísticas e ao potencial criativo de seus estudantes.
O professor Augustto de Paula Guimarães, em 2024, já havia sido finalista do Prêmio Professor Porvir com o Projeto Curtinha, realizado com 14 crianças de quatro a seis anos. Ele foi selecionado dentre mais de 900 inscrições e concorreu na categoria Educação Infantil com o clássico “A Lebre e a Tartaruga”.