Equipes municipais trabalham para limpar cidade após tempestade de segunda (22/09)

Créditos de Imagem: Divulgação/PMI
Publicado em: 24/09/2025 às 07:20:36
As intensas tempestades sobre o Estado de São Paulo deixaram estragos também em Itatiba, cidade que foi apontada pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) como uma das que teve maior quantidade de água durante o período em todo território paulista: em 24 horas (entre 7h de ontem, 22/09, e hoje – terça, 23) foram 73.6mm de chuva sobre Itatiba.
“Ontem (terça-feira) desde as primeiras horas a Defesa Civil teve muito trabalho por conta dos estragos causados pela chuva. Itatiba foi uma das cidades onde mais choveu em todo interior de São Paulo e, felizmente, mesmo com todo esse cenário, não houve nenhuma pessoa desabrigada ou vítima de chuvas em nossa cidade”, pontuou o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira.
Quedas de árvores
Apesar do aguaceiro, foram as quedas de árvores que mais causaram transtornos. Como a cidade é altamente arborizada, os ventos de quase de 80k/h registrados entre 14h e 15h de segunda resultaram em mais de 40 quedas de árvores, de acordo com levantamento prévio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura nesta manhã, informado pelo secretário da pasta, Hermínio Geromel Jr.
Já a Defesa Civil de Itatiba, da Secretaria de Governo, atuou nas ruas desde o pós-temporal, em parceria com o Meio Ambiente – no corte e limpeza de troncos e galhos afetados pelo vento, bem como no apoio aos Bombeiros e à CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), empresa responsável pelo fornecimento de energia ao município, realizando nesta manhã trabalhos de limpeza e desobstrução das últimas ruas que ainda tinham troncos e galhos caídos.
Falta de energia
Após a tempestade de segunda-feira, parte considerável da cidade apresentou falta de energia – tanto que os serviços na sede da Prefeitura, o Centro Administrativo Pref. Ettore Consoline, bem como das Secretarias de Saúde (prédio ACE/SUS) e de Ação Social, Trabalho e Renda, foram encerrados mais cedo, às 15h, devido à interrupção do fornecimento de energia, que inviabilizou os trabalhos, retomados normalmente nesta terça.
Ontem pela manhã, pelo menos nove bairros ainda registravam pontos sem energia, tanto na zona rural. A Prefeitura de Itatiba trabalhou ativamente junto à CPFL para que o restabelecimento fosse feito o mais rápido possível.