Morungaba passa a integrar Guia de Mototurismo do Estado de SP

Créditos de Imagem: Divulgação/PMM
Publicado em: 24/09/2025 às 07:27:33
A diretora do Departamento de Turismo e Cultura da Prefeitura de Morungaba, Débora Frare, participou do lançamento promovido em Socorro, durante o 2° Congresso Brasileiro de Mototurismo. “Muito gratificante, Morungaba integrar o Guia de Mototurismo, já que há décadas é um destino consolidado dos amantes do motociclismo, fazendo de nossa cidade um dos principais pontos de encontro de grupos e famílias”, comentou a diretora.
O guia cita diversos pontos tradicionais dos mototuristas, dentre eles o “Art Café 222 curvas”, em Morungaba. O conhecido café e lanchonete se tornou o ponto de encontro dos motociclistas da região. A publicação também menciona o Bites Sportbay, o Campeonato Brasileiro de Big Trail e o Night Track Hard Enduro.
“São Paulo tem as 20 melhores estradas e rodovias do país. Além disso, o estado tem infraestrutura hoteleira, diversos bares e restaurantes e atrativos prontos para receber todos os perfis de visitantes, incluindo os viajantes de moto. O mototurismo é uma atividade que movimenta toda a cadeia turística, dos postos de combustível até as lojas de artesanato, e gera emprego e renda para os municípios”, disse o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, em seu pronunciamento durante o lançamento.
O guia é um almanaque para os mototuristas, com informações sobre eventos temáticos, mirantes, museus, monumentos, parques, postos de combustível, restaurantes e outros atrativos que complementam a viagem. Além disso, o guia destaca as principais rotas e destinos do estado, como a Rota Rastro da Serpente, no Vale do Ribeira, e o passeio da Orla Porto Novo ao Mirante do Camaroeiro, em Caraguatatuba.
O mototurismo é um fenômeno que ganhou força após a pandemia, com muitos turistas buscando a sensação de liberdade e aventura que a viagem de moto proporciona.
O guia de mototurismo do Estado de São Paulo é uma ferramenta para os aventureiros que buscam explorar o estado de duas rodas. Com informações sobre destinos e atrações, o guia ajuda a planejar a viagem e a descobrir novos lugares. Além disso, o crescimento do mototurismo é um indicador da importância do setor para a economia local e do potencial para gerar emprego e renda.
A publicação tem o apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), da Confederação Brasileira de Mototurismo e do Congresso Brasileiro de Mototurismo.
Conheça o guia pelo link: https://www.turismo.sp.gov.br/guia-de-mototurismo.