No combate à violência contra a mulher Prefeitura tem ações no Agosto Lilás 2025

Créditos de Imagem: Divulgação/PMI
A Prefeitura de Itatiba promove, neste mês, ações do Agosto Lilás, campanha nacional de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher, incentivando denúncias e promovendo conscientização. A iniciativa é liderada pelo Fundo Social de Solidariedade, por meio da Casa Rosa da Mulher, com apoio das secretarias municipais.
Nesta quarta e quinta (13 e 14/08), às 8h, a Patrulha Guardiã Maria da Penha da Guarda Municipal estará na Emeb Anna Abreu, com palestras sobre Violência e Cultura de Paz, dentro do Programa Saúde nas Escolas. No dia 18, às 9h, no Cras Nações, o cardiologista José Claudio Carrete e Silva falará sobre O Papel Social da Mulher na Saúde para o público 50+.
A Secretaria de Saúde realizará, em 29/08, às 14h, no Complexo Alice Carniatto, capacitação para equipes de Atenção Básica sobre sinais e encaminhamentos em casos de violência, ministrada pela coordenadora do Caismi, Gabriela Bertaglia Deiroz. Na véspera, 28/08, o Defense Feminino ensinará técnicas de segurança pessoal a mulheres, no Centro de Lutas, com instrutores da Bukan School.
Ações também chegam a empresas e instituições: no dia 07, a Casa Rosa palestrou na empresa Emuge Franken; no dia 08, representantes participaram do 3º Conexidades Mulher, em Holambra. Nesta semana, há atividades na Universidade São Francisco e, em 15/08, serviços de autocuidado para 65 mulheres do Programa Integrando.
O Agosto Lilás, instituído pela Lei Federal nº 14.448/2022, reforça os 19 anos da Lei Maria da Penha e, em 2025, adota o lema “Não deixe chegar ao fim da linha. Ligue 180”. A violência doméstica pode ser física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral. Denuncie: Central 180 (24h), Delegacia da Mulher (4538-4010), Guarda Municipal (153) e Polícia Militar (190).
A campanha conta com apoio de conselhos e organizações da sociedade civil.