A Educação municipal de Itatiba voltou a se destacar nacionalmente. A Emeb Profa. Sônia Rita Penteado Aguiar Santos, no Jardim Vitória, recebeu o Prêmio MEC Educação Brasileira do Ministério da Educação (MEC), figurando entre as cinco melhores escolas do país nos Anos Finais do Ensino Fundamental, com base no Ideb 2023.
A diretora Maria Aparecida Vieira de Oliveira e o professor de Matemática Eder Carlos Pagani representaram a unidade na cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, na última segunda-feira (11), Dia do Estudante. Eles receberam o troféu e o certificado das mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro Camilo Santana. A escola também será contemplada com R$ 100 mil para investir em infraestrutura, valorização profissional e outras melhorias.
A premiação reconhece práticas de inclusão e diversidade, qualidade da educação pública, desempenho no Ideb e Enem, alfabetização, permanência escolar e ensino em tempo integral, alinhadas ao Plano Nacional de Educação (PNE). Ao todo, 116 premiações foram concedidas a redes estaduais e municipais, escolas e estudantes de todo o país.
Este é o terceiro reconhecimento importante para Itatiba em 2025. Em março, a Secretaria de Educação já havia conquistado dois prêmios estaduais pela excelência na alfabetização de crianças: o Município Campeão da Educação 2024 e o Prêmio Excelência Educacional, parte do programa Alfabetiza Juntos SP.
No Prêmio MEC, Itatiba foi a única representante de São Paulo na categoria Anos Finais do Ensino Fundamental entre as cinco vencedoras:
Emef Prof. Luiz Alberto Leão – Rio Verde (GO)
Eefm Monsenhor Clóvis Duarte de Barros – Santana do Mundaú (AL)
Emef Profa. Francisca Pereira de Araújo – Manaus (AM)
Emeb Profa. Sônia Rita Penteado Aguiar Santos – Itatiba (SP)
Emef Santa Cruz – Farroupilha (RS)
Lista completa dos premiados: gov.br/mec