Itatiba passou a integrar o SuperAção SP, programa de inclusão socio-produtiva lançado pelo Governo do Estado na última quarta-feira (06/08). O município está entre os 49 primeiros a aderir, representado pelo prefeito Thomás Capeletto de Oliveira e pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Barbara Zaratini Capeletto de Oliveira.

A cerimônia de adesão ocorreu na residência oficial do governador Tarcísio Gomes de Freitas, que recepcionou as delegações ao lado da primeira-dama estadual, Cristiane Freitas.

Criado pela Lei nº 18.176/2025, o SuperAção SP busca superar a pobreza e ampliar a autonomia de famílias em vulnerabilidade por meio de inclusão produtiva. A primeira fase prevê atender 105 mil famílias inscritas no CadÚnico com renda per capita inferior a meio salário-mínimo (R$ 759), sendo 70 mil na trilha de proteção social e 35 mil na de superação da pobreza. As ações incluem diagnóstico individual, capacitação, auxílio financeiro temporário e inserção no mercado de trabalho.

Na primeira “onda”, participam cidades das regiões Metropolitanas de São Paulo, Campinas, Sorocaba e Baixada Santista, áreas que concentram altos índices de vulnerabilidade e potencial de desenvolvimento.

O processo de adesão municipal, com prazo de 45 dias, envolve a publicação de decreto local e a adequação dos serviços socioassistenciais para atender a demanda. Podem participar famílias inscritas ou com dados atualizados no CadÚnico nos últimos 24 meses e renda per capita abaixo de meio salário-mínimo, excluídos auxílios sociais.

Com investimento inicial de R$ 500 milhões, o programa financiará assistência social, pagamento de auxílios e suporte aos agentes sociais. Mais que transferir renda, o SuperAção SP aposta na inclusão produtiva e no fortalecimento das trajetórias de superação da pobreza no Estado.