Itatiba conquista Ouro no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização

Créditos de Imagem: Arquivo/PMI
Publicado em: 12/02/2026 às 07:20:57
A alfabetização em Itatiba consolida sua excelência com a conquista de mais um reconhecimento nacional: a Educação municipal acaba de conquistar o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização – Categoria Ouro, a mais destacada, concessão pelo Ministério da Educação (MEC).
O selo autoriza esforços das cidades em ter suas crianças alfabetizadas até o final do segundo ano do Ensino Fundamental, bem como a recuperação da aprendizagem dos alunos de terceiro, quarto e quinto anos afetados pela pandemia.
O prefeito de Itatiba, Thomás Capeletto de Oliveira, celebrou a conquista municipal, citando o esforço coletivo. “É sem dúvida um orgulho para nossa cidade, fruto de muito trabalho, planejamento e investimento em políticas públicas para a Educação. É fruto de esforço coletivo, e aqui parabenizo professores, auxiliares, diretores, vice-diretores, coordenadores, supervisores e secretários. É reconhecimento às escolas que compõem a Rede Municipal de Ensino, desta vez destacando especialmente a base, o ensino das primeiras letras às nossas crianças. Quanto antes têm acesso a ler e escrever, mais cedo elas se desenvolvem e se preparam com base para crescer com conhecimento”, disse.
Apenas 278 municípios do Estado de São Paulo (entre 645) receberam o Selo Ouro do MEC na alfabetização em 2025. “O mais importante em recebermos esse Selo Ouro é saber que atingimos o compromisso em alfabetizar nossos alunos, compromisso esse que seguimos buscando em 2026. Parabenizo toda equipe da Secretaria de Educação, gestores e professores da nossa Rede Municipal de Ensino, que fizeram – e fazem - a diferença na vida de nossas crianças”, destacou a Educação Municipal Sueli de Moraes Tuon.
Esta é a 2ª edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização e avaliou os esforços das secretarias municipais de Educação de todo o país, considerando ações como a formação continuada de professores. O anúncio das cidades destacadas – com selos Ouro, Prata e Bronze, foi feito nesta semana pelo MEC, com cerimônia de entrega do emblema do Selo prevista para o próximo mês.
"Em Itatiba a Secretaria de Educação investiu em formações, orientações, monitoramento, materiais e acompanhamento das equipes – tanto de professores quanto de gestores – além dos estudantes, com metas a serem cumpridas. Ver que estamos conseguindo ótimos resultados é muito gratificante", completa a segurança.
Destaque nacional
Das 5.595 redes de ensino que aderiram ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) propostas pelo MEC, 4.872 se inscreveram e 4.728 (97%) obtiveram o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização. Entre redes estaduais e municipais, 2.285 foram contempladas com Selo Ouro – entre elas, Itatiba; 1.896 com Selo Prata e 547 com Selo Bronze em todo o país.
Alfabetização de qualidade
Os bons resultados na alfabetização infantil em Itatiba vêm aparecendo constantemente e se projetando estadual e nacionalmente. Em 2025, o trabalho de investimento da administração municipal na alfabetização colherá frutos importantes. Em março, o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira recebeu pessoalmente em nome da cidade dois prêmios estaduais pelo desempenho de excelência na alfabetização de crianças: Município Campeão da Alfabetização 2024 (destinado a 100 cidades de porte médio) e destaque de escolas no Prêmio Excelência Educacional, parte do programa Alfabetiza Juntos SP.
O primeiro é concedido aos municípios destaque na alfabetização, levando em conta os melhores índices de fluência leitora, uma métrica essencial para avaliar o desenvolvimento das crianças do 2º ano.
O segundo prêmio reconhece os exercícios das redes municipais, por meio do Índice de Excelência Educacional (IEE), com base nos resultados do Saresp - o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, que avalia as habilidades dos alunos em língua portuguesa – com leitura e escrita - e matemática.
Também em 2025, Itatiba obteve o melhor índice de crianças alfabetizadas da região de Jundiaí, segundo o ICA (Indicador Criança Alfabetizada) 2024. Um novo ranking é aguardado para este ano, com base em avaliações feitas no anterior.




