Por meio da Guarda Municipal (GM) da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão da Prefeitura de Itatiba, Itatiba sediou nesta semana o 3º Encontro de Guardas Municipais Femininas. O objetivo é unir o trabalho das Guardas e a troca de experiências entre as profissionais, com atualizações e capacitações a serem implementadas nos municípios.

Na quarta-feira (24/09), foi realizado workshop de Direção Policial Defensiva no CTT - Centro de Treinamento Tático da GM, com quatro instrutores da corporação de Itatiba: J. Souza, Mendes, Nascimento e Simplício, contando com instrução para profissionais femininas de outras forças de segurança, segundo a comandante da GM, Jaqueline Bortolozzo.

Na quinta (25) o dia foi dedicado às palestras, que ocorreram no Teatro Ralino Zambotto. Palestraram a psicanalista e escritora Denise Moraes, a advogada Ângela Pontes, o subcomandante da GM de Jundiaí Denis Berni e Beatriz Feres, gerente de produtos da Multiway, empresa local de sistemas que fornece a tecnologia de monitoramento ao município.

Além de agentes do município anfitrião, participaram guardas municipais das cidades de Araras, Atibaia, Capivari, Diadema, Hortolândia, Itapira, Itu, Jundiaí, Louveira, Pinhalzinho, Piracaia, Socorro, Vinhedo e até mesmo de Formosa (Goiás).

3ª edição

Esta é a 3ª edição da iniciativa da GM de Itatiba. O 1º foi em 2023, abordando violência doméstica e empoderamento, realizado no encerramento do Outubro Rosa. O 2º Encontro, no último ano, reuniu guardas para promover ações de apoio e fortalecer a participação das mulheres nas GM’s.

GM de Itatiba

No último mês, a GM lançou o aplicativo 153 Itatiba, disponível gratuitamente para smartphones, que permite acionar a GM diretamente do celular, iniciativa que se soma ao fixo (11) 4538-4553 e ao 180 (denúncia de violência contra mulher).

Também em agosto, uma solenidade promoveu 70 GMs de carreira, sendo um novo inspetor, 13 novos subinspetores e 56 Patrulheiros 2ª Classe, valorização da corporação por meio do Processo de Promoção Interna, realizado após mais de uma década sem concurso interno.

A GM, com Base Central da Guarda Municipal GM Carlos José Marques Rossetti instalada no Parque Ferraz Costa, foi criada em 31 de outubro de 1967, e hoje conta com GOC - Grupo de Operações com cães, Romo - Ronda Ostensiva com Motocicletas, Patrulhamento Ambiental, Patrulhamento Urbano - ostensivo de rotina e em pontos fixos, Patrulha Guardiã Maria da Penha, Romu - Ronda Ostensiva Municipal e Ronda Escolar.

Além do Departamento da Guarda Municipal, a Secretaria também conta com o Departamento de Inteligências Integradas que, dentre outras atividades, realiza o monitoramento com câmeras.