Itatiba sedia simulado regional da Defesa Civil para resposta rápida a situações de inundação

Créditos de Imagem: Paulo Akio / PMI
Publicado em: 21/08/2025 às 07:08:49
A atividade foi organizada pela Defesa Civil de Campinas/Centro de Resiliência em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Cedep/Unicamp), o Conselho de Desenvolvimento da RMC (CD-RMC) e a Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp).
Chamado de “simulado de mesa”, o exercício priorizou ações estratégicas e gerenciais. Realizado no auditório do Centro Administrativo Prefeito Ettore Consoline, teve início com palestra e orientações teóricas, seguidas pela prática que simulou fortes chuvas na fictícia cidade de Belo Mundo.
A abertura contou com a secretária de Governo, Jackeline Boava Monte, representantes da Casa Militar, Sidnei Furtado (coordenador da Câmara Temática da Defesa Civil da RMC) e Leila Recaman Cavallaro (coordenadora da Defesa Civil de Itatiba). Também acompanharam equipes locais e servidores de diversas secretarias.
Segundo Sidnei, este foi o primeiro simulado da RMC voltado exclusivamente a inundações e também o de maior número de cidades participantes, destacando a importância da estrutura oferecida por Itatiba.
Além da Defesa Civil, o evento envolveu profissionais das áreas de Saúde, Assistência Social, Obras e Meio Ambiente. Os participantes receberam instruções sobre sistemas de resiliência, instalação do Centro de Operações de Emergência (COE), preenchimento do Fide (formulário usado em desastres) e criação de cenários de risco.
Na parte prática, foi estruturada a Sala de Situação, com definição de papéis, responsabilidades e fluxos de comunicação para orientar medidas emergenciais: proteção da população, apoio a vítimas, evacuação, alocação de recursos e comunicação com a comunidade.
O simulado encerrou com a análise dos resultados, registro de boas práticas e recomendações para aprimorar a eficiência nas futuras respostas a emergências.