Prefeito abre ano legislativo e destaca equilíbrio fiscal e obras estruturantes em Itatiba

Créditos de Imagem: Comunicação/CMI
Publicado em: 06/02/2026 às 10:30:51
A Câmara Municipal de Itatiba realizou, na tarde de quarta-feira (4), a 46ª Sessão Ordinária, marcando oficialmente o início dos trabalhos legislativos de 2026.
A primeira reunião do ano foi acompanhada de perto pelo prefeito Thomás Capeletto, que participou da sessão e apresentou aos vereadores e à população um balanço da Administração Municipal, além das expectativas para o ano.
Em seu pronunciamento, o chefe do Executivo destacou o equilíbrio das contas públicas ao final de 2025, conforme avaliação preliminar do Tribunal de Contas do Estado. Segundo ele, Itatiba esteve entre apenas dez municípios paulistas com contas aprovadas nesse primeiro crivo. “Diante da situação econômica enfrentada no último ano, este é um motivo para comemorarmos”, afirmou.
O prefeito também ressaltou os avanços na educação, apontando Itatiba como referência estadual e nacional em qualidade de ensino. De acordo com Thomás, o município ocupa atualmente a primeira colocação no Estado de São Paulo e a quarta no país no ranking de competitividade entre municípios. Durante a fala, ele anunciou ainda que a nova escola estadual de Ensino Médio, com capacidade para cerca de mil alunos, deverá ser concluída até o fim de 2026.
Além dos indicadores positivos, o prefeito reforçou a previsão de importantes entregas na área de infraestrutura. Entre elas, a duplicação da Rodovia Luciano Consoline e a conclusão da primeira fase das obras das avenidas marginais. A modernização da iluminação pública também foi citada, com a ampliação da rede e a substituição gradual das lâmpadas convencionais por tecnologia LED.
Projetos em pauta
Na Ordem do Dia, os vereadores analisaram três projetos em primeiro turno. O PL 211/2025, de autoria do Executivo, que cria o Sistema Municipal de Cultura, foi aprovado com 17 votos favoráveis e uma abstenção. Também passou em primeiro turno o PL 152/2025, que garante assistência vitalícia e atendimento veterinário prioritário a cães que atuaram em serviços de segurança e resgate no município, além de instituir o Cadastro Municipal de Cães Aposentados.
Outro projeto apreciado foi o PL 163/2025, que institui o Dia Municipal da Mamografia, a ser celebrado em 5 de fevereiro, com foco na conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. As duas propostas retornarão à pauta para votação em segundo turno.
Sessões extraordinárias
Em sessões extraordinárias convocadas pelo presidente da Casa, David Bueno, o PL 211/2025 foi aprovado em segundo turno e seguirá para sanção do Executivo. Já o PL 06/2026, também de autoria do Executivo, regulamentando o novo piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Controle e Combate a Endemias, fixado em R$ 3.242,00 com pagamento retroativo a janeiro, foi aprovado em dois turnos e aguarda sanção do prefeito.
A presença do prefeito na primeira sessão do ano reforçou o alinhamento institucional entre os Poderes e marcou simbolicamente o início de um novo ciclo legislativo em Itatiba, com foco em responsabilidade fiscal, investimentos estruturantes e continuidade das políticas públicas.
Nova composição das Comissões Permanentes
Ainda durante a reunião desta quarta, os vereadores definiram a formação das Comissões Permanentes para o ano de 2026.
A Câmara conta, ao todo, com cinco comissões; cada uma delas formada por três parlamentares, sendo um presidente e dois membros. Para este ano, as comissões ficaram compostas da seguinte forma:
- Justiça e Redação:
Willian Soares (Republicanos) – presidente
Juninho Parodi (PL) – membro
Leila Bedani (PSD) – membro
- Economia e Finanças:
Washington Bortolossi (PP) – presidente
Galo Herculano (PSDB) – membro
Hiroshi Bando (PSD) – membro
- Obras Públicas, Transportes e Comunicações:
Júnior Cecon (Republicanos) – presidente
Hiroshi Bando (PSD) – membro
Igor Hungaro (PDT) – membro
- Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social:
Cornélio da Farmácia (PL) – presidente
Baessa da Van (Solidariedade) – membro
Vinícius Costa (PT) – membro
- Defesa do Meio Ambiente:
Leila Bedani (PSD) – presidente
Júnior Cecon (Republicanos) – membro
Cadu (PRD) – membro




