Regularização fundiária avançada e Itatiba entrega 221 títulos de propriedade em 2025

Créditos de Imagem: Arquivo / PMI
Publicado em: 24/02/2026 às 07:17:14
A Prefeitura de Itatiba segue avançando na política de regularização fundiária e fechou 2025 com a entrega de 221 documentos de propriedades regularizadas, por meio da Secretaria de Negócios Jurídicos. O balanço anual reforça o trabalho contínuo realizado desde 2021, garantindo a centenas de famílias o direito à matrícula individualizada e ao título definitivo de suas casas.
O bairro mais contemplado em 2025 foi o Recreio Costa Verde, que recebeu 89 documentos ao longo do ano. Os moradores participaram de três momentos de entrega – em fevereiro, julho e outubro –, totalizando 257 regularizações desde o início da ação municipal no loteamento. A representação de iniciativa de segurança jurídica e valorização imobiliária para as famílias beneficiadas.
Na sequência, o Clube de Campo Fazenda contabilizou 82 regularizações no último ano. Já o Chavini e Castro teve 30 documentos entregues, enquanto o Nova Esperança somou 20 propriedades regularizadas em 2025.
Para os moradores de Chavini e Castro, além da conquista da titularidade definitiva, há mais uma expectativa positiva: a Sabesp informou no início de 2026 que os sistemas de abastecimento de água e coleta de esgoto deverão estar em funcionamento até o segundo semestre deste ano, ampliando a infraestrutura urbana do bairro.
Com o programa de regularização fundiária em massa iniciado há cinco anos, o município já atuou na entrega de aproximadamente 1.320 matrículas de registro de imóveis. A previsão é de que cerca de 200 novos navios sejam entregues às famílias do Nova Esperança – localizada na divisão entre Itatiba e Valinhos – além de outros 70 no Clube de Campo Fazenda. Essas novas matrículas se somam às mais de 600 já regularizadas desde 2023 no Clube de Campo, que possui quase 800 lotes e foi fundado em 1962.
A última cerimônia de entrega de títulos ocorreu no fim de outubro de 2025, beneficiando famílias dos bairros Chavini e Castro, Clube de Campo Fazenda e Recreio Costa Verde.
A Itatiba também mantém convênio com o Governo do Estado de São Paulo por meio do programa Cidade Legal, que possibilitou, nos últimos anos, a regularização de imóveis no Loteamento Prezotto, em 2022, e na Vila Jarussi, em 2023, além de contribuir para a regularização de cerca de 100 lotes no Chavini e Castro.
O conjunto das ações reforça o compromisso da administração municipal em promover dignidade, segurança jurídica e inclusão urbana às famílias itatibenses, consolidando um dos maiores programas de regularização fundiária da história recente do município.
Com informações do Jornal de Itatiba




