Foi realizada, na quinta-feira (07), a Sessão Solene de Posse e Eleição da Mesa Diretora da 3ª edição do Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Itatiba, no Teatro Ralino Zambotto. Dezoito estudantes, eleitos presidentes dos grêmios de suas escolas, tomaram posse como jovens vereadores.

O evento contou com autoridades locais e regionais, entre elas o presidente da Câmara, David Bueno (Solidariedade); o vice-presidente, José Roberto Feitosa (MDB); os vereadores Luciana Bernardo (PDT), Vinícius Costa (PT) e Washington Bortolossi (PP); a secretária-adjunta de Educação, Rosângela Lima; o presidente da Câmara de Morungaba, Ramon Moraes; além da coordenadora municipal dos grêmios estudantis, Maria Elizabeth Tafarello, diretores e professores.

Criado por David Bueno e oficializado pelo decreto legislativo 01/2023, o Parlamento Jovem é um programa educacional que aproxima estudantes do processo democrático, permitindo vivenciar o trabalho legislativo e propor melhorias para a cidade. “É gratificante ver jovens participando e se interessando por política”, disse Bueno. Rosângela Lima destacou que o projeto promove ética, responsabilidade e dedicação.

Na cerimônia, os jovens receberam certificados das autoridades e o botton do Parlamento Jovem entregue por familiares. Em seguida, foi realizada a eleição da Mesa Diretora, com votação nominal, resultando na seguinte composição: presidente, Maria Beatriz Eufrosino Barbieri; vice-presidente, Fellipe Negri Chinchilla; primeira secretária, Kamilly Emmanuelly Santos Carvalho; segunda secretária, Isabella Bassi Suzan.

A primeira Sessão Ordinária de 2025 será em 21 de agosto, às 19h, no Plenário Vereador Abílio Monte, aberta ao público. A lista completa dos parlamentares está disponível no site da Câmara, que transmitiu a posse ao vivo pelo YouTube.