Mais de 600 atendimentos são realizados no Sábado da Prevenção de agosto

Créditos de Imagem: Divulgação Saúde/PMI
Publicado em: 27/08/2025 às 07:13:24
Os três serviços com mais procura foram, em primeiro lugar, testes rápidos, de sífilis e HIV, sendo 191 realizados. Em seguida, aparece a aferição de pressão, foram 92. Por fim, a atualização da carteira de vacinação: foram aplicadas 76 vacinas no Sábado da Prevenção.
Outros serviços bastante procurados foram as consultas. Foram 72 com clínico geral. Além dessas, enfermeiras atenderam 40 pessoas para orientação à amamentação. Também foram realizados 16 grupos de saúde, com foco nas gestantes.
Houve ainda 19 atendimentos odontológicos, 36 exames papanicolau, 50 exames de glicemia, nove curativos e uma triagem oftalmológica. Ao todo, foram 602 atendimentos. As 15 unidades de Saúde que participaram desta edição foram: Abramo Delforno - Nosso Teto, Cecap, Centenário, Colina, Cruzeiro, Galetto, Harmonia, Jardim Ipê, Jardim Virgínia, Nações (as duas), Porto Seguro, San Francisco (as duas) e Tapera Grande.
Nesta edição, o destaque foi para as orientações e conscientização sobre o aleitamento materno, como preza a campanha intitulada Agosto Dourado. O tema nacional da campanha neste ano é Priorize a Amamentação: crie sistemas de apoio sustentáveis.
Outras ações do fim de semana
Também na manhã de sábado, a Saúde promoveu mais uma edição do Mutirão de Planejamento Familiar no Centro de Atenção à Saúde da Mulher de Itatiba (Caismi).
Dos 30 agendamentos, cinco faltaram e outros 25 presentes passaram por atendimento com equipe multidisciplinar, incluindo enfermagem, assistência social e psicologia, recebendo auxílio em decisões sobre ter filhos ou não, garantindo direitos e acesso a métodos contraceptivos seguros.
No domingo (24), o Fundo Social de Solidariedade (FSS), através da unidade Casa Rosa da Mulher, realizou ação de conscientização na Praça da Bandeira sobre o Agosto Dourado, contribuindo com o incentivo e apoio ao aleitamento materno.