Morungaba encerra Outubro Rosa com foco na Saúde Integral da Mulher

Créditos de Imagem: PMM
Publicado em: 04/11/2025 às 07:11:33
A palestra, intitulada "Muito Além do Laço Rosa: Um Olhar para Toda a Saúde da Mulher", foi ministrada na noite de sexta-feira (31/10), no Teatro Municipal Fioravante Frare.
A ação marcou o encerramento da série de ações de conscientização e prevenção do câncer de mama no município neste ano.
A palestrante a dra. Kézia Kerr é médica generalista, responsável técnica do Centro de Saúde Dr. Romeu Bueno de Aguiar, e está se especializando em Psiquiatria pelo Hospital Israelita Albert Einstein.
Ela levou ao público presente uma reflexão sobre o cuidado integral da mulher, destacando a necessidade de olhar para a saúde feminina em suas dimensões física, mental e emocional, ressaltando a importância da prevenção e do rastreamento precoce de doenças.
A profissional incentivou todas as mulheres a procurarem o posto de saúde para o acompanhamento contínuo com a equipe médica e de enfermagem. A palestra também contou com depoimentos de mulheres que enfrentaram o câncer de mama, compartilhando suas histórias de coragem e servindo de inspiração para o autocuidado.
O evento ressaltou a importância de ir além do diagnóstico e da doença, destacando a necessidade de cada mulher tirar um tempo para si. Rosemir Aguiar de Castro e Souza, uma das participantes do evento, reforçou essa mensagem, enfatizando a importância dos exames periódicos e transmitindo uma mensagem de esperança e autocuidado às mulheres.
Em seu depoimento, Rosemir compartilhou um conselho poderoso: "Se você receber um diagnóstico, ou tem alguém da sua família, ou amigo, ou pessoa próxima que está passando por isso, não pense que isso é uma sentença de morte, que hoje não é. Por isso a importância de descobrir o começo". Ela relatou sua própria experiência e enfatizou que sem o exame o médico não teria um rumo para iniciar o tratamento.
Além do incentivo aos exames, Rosemir também fez um apelo para a necessidade do autocuidado e do tempo para si, uma mensagem que se estendeu não apenas às mulheres, mas também aos homens. Ela aconselhou o público a tirar meia hora, pelo menos, durante a semana para si, para se cuidarem e aprenderem a ser "um pouco egoístas" e priorizar a si mesma.
A palestra inspirou as mulheres a cuidarem de si, a conhecerem seus corpos e a se priorizarem, transformando o autocuidado em um hábito diário.
Prestigiaram a palestra o prefeito de Morungaba Luis Fernando Miguel; a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Eliana Luvison Miguel; a vice-prefeita Claudia Preti Rossi; o vereador Vinícius Teodoro Baptista; a diretora do Departamento de Saúde, Maysa Piovesan, além de profissionais da Saúde e público em geral.




