Câmara arquiva denúncia contra vereador Vinicius do PT

Créditos de Imagem: Comunicação / CMI
Em sessão extraordinária realizada na segunda-feira (4), a Câmara Municipal votou e aprovou o relatório final da Comissão Processante que analisou as denúncias contra o vereador Vinicius Costa (PT) e sua assessora parlamentar. Com 15 votos favoráveis ao arquivamento, a maioria dos parlamentares entendeu que não houve infrações que justificassem punições.
A sessão - transmitida pelo CRN-AM e pela ITV Brasil - começou com atraso, foi presidida por David Bueno (SD) e contou com a posse da suplente Cátia Gould (PT), já que Vinicius, por ser parte do processo, estava impedido de votar. A leitura do relatório, feita pelo vereador Du Guaca (MDB), durou mais de 40 minutos. O documento concluiu que não houve dolo nas ações do vereador ou de sua assessora, resultando na improcedência da denúncia.
Durante os debates, os vereadores Igor Hungaro (PDT) e Carlos Eduardo "Cadu" (PRD) criticaram o processo, alegando falta de tempo para análise da documentação e a ausência do depoimento do acusado. O presidente da Câmara esclareceu que a leitura do relatório em plenário era suficiente para garantir o conhecimento do conteúdo pelos parlamentares.
A defesa teve até duas horas para se manifestar, embora não tenha utilizado o tempo integral. Alguns vereadores preferiram não se pronunciar durante a sessão. A Comissão Processante foi composta por Baessa da Van (SD), José Roberto Feitosa (MDB) e Junior Ceccon (Republicanos), sorteados para acompanhar o processo iniciado em 29 de abril.
Ao final da votação, apenas três vereadores — David Bueno, Igor Hungaro e Carlos Eduardo — se posicionaram contra o relatório. O vereador Fernando Soares (PSD) não compareceu à sessão e, portanto, não votou.