A recente formalização da federação entre o Progressistas (PP) e o União Brasil, que passa a formar a maior bancada do Congresso Nacional, também desperta reflexos no cenário político de Itatiba.
Em entrevista concedida ao Jornal de Itatiba e à Rádio CRN, o vereador Serginho (PP) avaliou que, embora a união reforce a presença partidária em nível estadual e federal, no município os efeitos práticos ainda são limitados.
Segundo o parlamentar, a federação amplia articulações e canais de acesso, principalmente na interlocução com deputados estaduais e federais. “Existe sim essa possibilidade de fortalecer o diálogo, mas é importante lembrar que para o envio de emendas parlamentares os partidos permanecem independentes”.
Em relação ao estado de São Paulo, Serginho acredita que a nova composição nasce com grande força política. No entanto, destaca que em Itatiba a realidade pode ser diferente. “As direções partidárias ainda irão se reunir para definir estratégias e fomentar iniciativas futuras. Há espaço para que novos projetos sejam discutidos”.
Questionado sobre orientações do partido, o vereador afirmou que, até o momento, não houve nenhuma comunicação formal sobre mudanças diretas para o município. Além disso, ressaltou que sua atuação continuará voltada para demandas locais: “Minha prioridade segue sendo o trabalho voltado à população de Itatiba”.
No plano legislativo municipal, Serginho frisou que não há impacto imediato. “Na prática, em termos de representatividade na Câmara Municipal, não haverá alteração, já que o União Brasil não conquistou nenhuma cadeira em Itatiba nas eleições de 2024. Seguimos com dois vereadores eleitos pelo PP. Mas a federação pode abrir novos caminhos institucionais”.
Pensando no futuro, o vereador afirmou que discussões eleitorais locais devem ocorrer mais perto do pleito de 2028, e que a condução será definida pela presidência da federação no município. Para ele, a união reforça o protagonismo do partido: “Do ponto de vista partidário, a federação fortalece a posição dos progressistas dentro de uma aliança robusta em nível estadual e nacional. Mas aqui seguimos com a mesma representatividade conquistada em 2024”.
Atualmente, Serginho e o vereador Washington Bortolossi são os representantes do PP na Câmara Municipal de Itatiba, e acompanham de perto os desdobramentos da federação em nível local.