Itatiba recebe na próxima terça-feira (24) a visita do Padre Kelmon, que cumpre agenda institucional no município com encontros programados com o prefeito Dr. Thomás Capeletto de Oliveira e com o presidente da Câmara Municipal, Davi Bueno. A passagem pela cidade também será marcada pela apresentação do Foro do Brasil, criada para fomentar debates e articulações em torno de temas políticos e sociais em diversas regiões do país.
Com projeção nacional desde as eleições presidenciais de 2022, quando participou de debates televisivos e ganhou destaque por posicionamentos firmes, Padre Kelmon tem intensificado sua agenda de viagens pelo Estado de São Paulo. O objetivo é conhecer a realidade dos municípios e divulgar a proposta do Fórum do Brasil, que busca reunir lideranças e a sociedade civil para discutir diretrizes como combate à corrupção, educação, segurança pública e prevenção às drogas.
Durante sua atuação pública, o religioso também defende a valorização de princípios conservadores, como a importância da família, o direito à vida e a liberdade de expressão, além de promover reflexões sobre o papel dos valores culturais e religiosos na construção da sociedade contemporânea.
Criado em 2023, o Foro do Brasil promoveu encontros em diferentes estados, consolidando-se como um espaço de diálogo sobre questões estruturais do país. A proposta é ampliar a participação social e fortalecer redes de discussão que envolvem diferentes setores.
Radicado em São Paulo há cerca de duas décadas, Padre Kelmon iniciou sua trajetória religiosa ainda jovem, ao ingressar, aos 23 anos, no Seminário Romano Maria Mater Ecclesiae. Ao longo de sua formação, passou também pelos Legionários de Cristo e aprofundou seus estudos na tradição da Igreja Greco-Melquita Católica, com formação em filosofia, teologia e pedagogia.
Sua caminhada inclui ainda atuação missionária e pastoral, com destaque para o trabalho de acolhimento de migrantes venezuelanos no Brasil a partir de 2017, desenvolvendo ações voltadas à integração social. Em 2008, tornou-se missionário da Comunidade Theotokos, sendo posteriormente ordenado diácono em 2014 e sacerdote em 2015, já na tradição ortodoxa.
Nos últimos anos, ampliou sua participação no debate público, aproximando-se de lideranças políticas e contribuindo em discussões sobre temas sociais e institucionais. Em 2024, lançou o livro “Fé e Política de Mãos Dadas”, no qual propõe uma reflexão sobre a relação entre espiritualidade e atuação política como instrumento de serviço à sociedade. Atualmente, prepara o lançamento de sua segunda obra, “Cristocentrismo político”.